Acontece na quadra esportiva da Avenida Ademir Ribeiro, bairro Aeroporto a ação coletiva de educação física para pessoas na melhor idade (+60), essas atividades são ministradas por profissional de educação física.
O projeto tem por objetivo manter o corpo em movimento sendo essa uma das melhores formas de viver a “melhor idade”, pois praticar exercícios é essencial para fortalecer o sistema imunológico, prevenir o aparecimento de doenças crônicas e também se manter saudável.
A prática de atividades físicas para idosos minimiza impactos do tempo no processo de envelhecimento, fortalece os músculos, além de diminuir os problemas cardiovasculares, diminuir dores, promover bem-estar físico e mental, melhorar o equilíbrio e a coordenação motora, a flexibilidade e a força, entre outros benefícios.
O projeto VIVER MELHOR conta hoje com 52 participantes que de segunda a sexta feira comparecem na quadra da Avenida Ademir Ribeiro das 7:30 AS 9:30 para realizarem atividades físicas. O profissional de Educação Física, Carlos Alberto Leôncio é o monitor do projeto e conta como ajudante a servidora Maria Alice Nicácio, pedagoga da ATB/SEMSAU: os mesmos seguem planejando, realizando e acompanhando todas as atividades desenvolvidas durante a semana.
A cada dia o projeto vem ganhando mais adeptos, pois começou com cerca de 12 participantes e já conta com 52, os relatos dos participantes e de grande valia para os profissionais envolvidos no projeto. Eles relatam uma melhora significativa na mobilidade física, melhora nas dores e diminuição de ingestão de medicamentos para dores, relatam também melhora no controle da glicemia e pressão arterial e ainda nos sintomas da depressão. Os participantes estão sempre animados e dispostos a realizar as atividades propostas.
O Projeto teve início para atender a demanda de hipertensos e diabéticos acompanhados pelas Unidades de Saúde da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde da Estancia Turística de Ouro Preto do Oeste.
Categorias: Administração