O QUE É SANEAMENTO BÁSICO?

Saneamento básico são as medidas adotadas com o objetivo de promover a saúde dos cidadãos, garantir a qualidade de vida e preservar os recursos naturais. Ao contrário do que a grande maioria das pessoas pensam, o saneamento básico não é constituído apenas pelos sistemas de abastecimento de água tratada e coleta de esgoto, inclui também a limpeza urbana e manejo ou destinação adequada dos resíduos sólidos (lixos domésticos), além da condução do escoamento das águas da chuva, para evitar alagamentos e outros transtornos e riscos.
O saneamento básico está diretamente relacionado à melhoria da qualidade de vidas das pessoas: reduz a mortalidade infantil, melhora a educação sobre uso de recursos e consumo, promove a expansão do turismo e a valorização dos imóveis, gera mais renda para o trabalhador e auxilia na preservação e conservação do meio ambiente

QUAIS SERVIÇOS QUE COMPÕEM O SANEAMENTO BÁSICO?

Abastecimento de água potável: constituído pelas atividades, infraestruturas e instalações necessárias ao abastecimento público de água potável, desde a captação até as ligações prediais e respectivos instrumentos de medição.

Esgotamento sanitário: envolve as atividades, infraestruturas e instalações operacionais de coleta, transporte, tratamento e disposição final adequados dos esgotos sanitários, desde as ligações prediais até o seu lançamento final no meio ambiente

Limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos: conjunto de atividades, infraestruturas e instalações operacionais de coleta, transporte, transbordo, tratamento e destino final do lixo doméstico e do lixo originário da varrição e limpeza de logradouros e vias públicas;

Drenagem e manejo das águas pluviais urbanas: conjunto de atividades, infraestruturas e instalações operacionais de drenagem urbana de águas das chuvas, de transporte, detenção ou retenção para o amortecimento de vazões de cheias, tratamento e disposição final das águas pluviais drenadas nas áreas urbanas

Fonte: Construindo Planos Municipais de Saneamento Básico – PMSB

Agora que sabe o que é saneamento básico que tal deixar sua opinião de como esta o saneamento básico no seu bairro.
Sua opinião é muito importante para nós e vai ajudar na elaboração do plano para melhor favorecer os moradores do município.
Basta colocar seu nome e e-mail e nos enviar sua opinião.

5 comentários

RAONY · 18 de janeiro de 2022 às 17:14

O abastecimento de água potável no nosso município é horrível, o abastecimento é constantemente interrompido e mesmo quando está ativo a água não tem força suficiente para chegar em todas as residências. A coleta de lixo funciona bem, não tenho do que reclamar. Já o esgotamento sanitário, sabemos que é despejado no canal que corta a cidade, sem tratamento algum, isso deveria ser mudado. E quando chove é um Deus nos acuda em toda a cidade, a drenagem não é boa aonde tem, como na 15 de novembro próximo ao Irmãos Gonçalves, e aonde não tem deixa os buracos causados pela erosão, principalmente nas ruas mais afastadas do centro.

Diego Armando · 18 de janeiro de 2022 às 18:12

Boa tarde a colheita de lixo na minha rua não tenho que reclamar, não sei o restante da cidade como tá.eu graças a Deus não sofro com a falta de água pois temos poço em casa.graças a esse poço ajudamos meus amigos e vizinho que sofreu muito com a falta da água não só eles mais muita parte da cidade, água qual e essencial na nossa vida.sei e espero que esse ano seja TD resolvido .o nosso município não tá preparado pra uma forte chuva , quem tá no centro entre o irmãos Gonçalves sabe. Nosso esgoto e péssimo.

Isabela Heloísa Bernert Oliveira · 18 de janeiro de 2022 às 20:08

Temos um espetinho aqui na cidade, ami abastecimento de água é vergonhoso para não dizer coisa pior. Vem água da Caerd até às 9 da manhã e suja … A única coisa que não deixa de vir em dia é a conta que mesmo não usando vem um absurdo.
Ninguém aguenta mais essa situação que está explícita de extravio de dinheiro.

Vergonha para nosso estado

Ketulin · 18 de janeiro de 2022 às 21:37

Todos os serviços de infraestrutura urbana são importantes para a sociedade, garantir uma moradia digna é um dever dos gestores públicos.
Assim como a constituição federal, exite uma lei nomeada estatuto da cidade, onde todos deveriam conhecer.
Atualmente não temos rede de esgoto e construir uma ETE (estação de tratamento) é muito caro, entretanto é necessário começar a planejar (como está essa situação?).
Juntamente a ETE deve ser planejado a drenagem de águas pluviais, muitos pontos no município precisa ser avaliados, afinal: queremos que a cidade cresça e junto a esse crescimento infelizmente os problemas vem junto, entretanto quanto mais cedo resolvermos, melhor.
O abastecimento de água a muitos anos é precário, a cidade aumenta e a qualidade diminui.
“Ouro preto que seduz, de dia falta água de noite falta luz” kkkkkkkk
No manejo de resíduos sólidos estamos pagando caro, entretanto sei que não tem para onde correr (Brasil, né? Imposto em cima de imposto), mais já poderíamos começar a rever sobre coletas seletivas residuais já que pagamos tão caro, afinal diminuir a quantidade de resíduos que mandamos para o aterro sanitário contribui no redução do custo final (lixo é dinheiro).
O planejamento urbano é necessário para resolver os problemas de infraestrutura do município e é um dever do município com participação da sociedade, enquanto todos nao participarem não haverá saneamento básico adequado.

Josefa · 19 de janeiro de 2022 às 09:36

Bom dia, falando sobre a caerd, que é um problema que dura por anos e a única coisa que os moradores vem é negligencia por parte dos gestores municipais.

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo