Na última segunda-feira (16), a Prefeitura Municipal de Ouro Preto do Oeste, através do Consórcio Intermunicipal de Saneamento da Região Central de Rondônia – CISAN/CENTRAL, deu início à destinação dos resíduos sólidos produzidos no município para o aterro sanitário compartilhado que fica em Ariquemes.
O transporte do resíduo gerado na cidade para o aterro de Ariquemes, dará fim ao despejo irregular que, até então vinha sendo feito no lixão à céu aberto, localizado na saída para o município de Vale do Paraíso.
A ação faz parte da política de saneamento básico e contempla o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, que foi aprovado através da realização de audiências públicas com a participação da população e está de acordo com as diretrizes nacionais de Saneamento Básico.
Em 2019, foram investidos mais de 241 mil reais na construção de uma célula no aterro sanitário compartilhado de Ariquemes, que possibilitou ao município destinar corretamente o lixo produzido aqui.
O próximo passo é dar início à execução do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas, o PRAD do Lixão, que estará pronto até o próximo dia 15 de dezembro e propõe a execução de ações que tornarão ambientalmente viáveis as áreas que sofreram durante anos pelo despejo inadequado de lixo.
A Prefeitura Municipal de Ouro Preto do Oeste, através da Secretaria Municipal de saúde – SEMSAU, em parceria com o governo Federal, instituiu no último dia 10, o Programa Saúde na Hora, que vai estender para o período noturno, os horários de atendimento no Ambulatório Médico de Especialidades – AME (antigo CESP).O objetivo do programa é, principalmente, trazer mais comodidade e facilidade ao atendimento médico para os cidadãos que trabalham durante o dia ou que por outro motivo não tenham a disponibilidade de serem atendidos em horário comercial. Com a implantação do projeto, os atendimentos médicos no AME passam a estar disponíveis também das 17 h às 21 h. Ao fim do expediente, uma nova equipe assume, e será composta por um médico, um enfermeiro, um técnico em enfermagem uma digitadora para a sala de vacina e um recepcionista. Segundo o assessor especial da SEMSAU, Cristiano Ramos, são inúmeras as vantagens deste projeto que vai desafogar os atendimentos no Hospital Municipal e possibilitar à população que possui pouca disponibilidade de horário, ter atendimento de qualidade durante o período noturno.