DEPARTAMENTO DO MEIO AMBIENTE REALIZA PROJETO DE PRODUÇÃO DE ESSÊNCIAS FLORESTAIS

A Prefeitura da Estância Turística de Ouro Preto do Oeste, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, vem desenvolvendo um projeto de produção e distribuição de mudas de essências florestais nativas, voltados ao reflorestamento e recuperação das matas ciliares, nascentes e represas.

Os serviços de recomposição das matas ciliares do Igarapé Rio Boa Vista, no trajeto compreendido entre a nascente e a captação de água pela adutora da CAERD, estão sendo realizadas pela equipe do meio ambiente.

O Viveiro Público Municipal foi criado com o objetivo de produção de essências florestais nativas para serem utilizadas na recomposição das matas ciliares. No início do projeto de recuperação, o viveiro chegou a produzir até 120 mil mudas, sendo que hoje produz cerca de 60 mil mudas de essências, pois cedeu espaço para a produção de outras mudas que são de interesse agrícola e ornamental. A produção de mudas no viveiro é feita tanto em sacolinhas de polietileno como em tubetes.

Fotos viveiro p. mapa xx