SERVIDORES DA SEMSAU PARTICIPARAM DE CAPACITAÇÃO NA ÚLTIMA SEMANA

Os servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSAU), participaram entre os dias 02 a 06 de setembro de um curso para acolhimento ao usuário do SUS, que fora realizado no auditório da Unidade Básica de Saúde (UBS) Ouro Preto. A qualificação é uma parceria do Ministério da Saúde com o Governo do Estado, através da Escola Técnica do SUS - CETAS/RO e do município. Durante o curso foram abordados temas ligados a Política Nacional de Humanização (PNH) do SUS. Entre as pautas estavam temas como: o que é saúde, saúde e doença, as diretrizes do SUS e da PNH, formas de melhorias no relacionamento interpessoal e na comunicação com os pacientes e também sobre a ética profissional.

Segundo Andréia Marques, psicóloga tutora do curso, é importante capacitar o profissional para melhorar a forma de atendimento com os usuários do SUS, garantindo um atendimento humanizado, respeitando cada indivíduo com suas particularidades, crenças e culturas.

Cerca de 23 servidores das UBSs e do Hospital Municipal participaram da capacitação. Entre os profissionais estão recepcionistas, agentes comunitários de saúde e técnicos de enfermagem. O curso teve carga horária de 60 horas, sendo 40 horas em sala com conteúdo e dinâmicas, e 20h de atividade de dispersão realizada no local de trabalho. O encerramento aconteceu na tarde da última sexta-feira (06) com um coquetel para os participantes.

e952f7b4-95ba-421e-8f7b-d5c1e92c9676