PREFEITURA REALIZA LANÇAMENTO DO SISTEMA PARA GESTÃO DA SAÚDE NO MUNICÍPIO

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSAU), realizou na manhã da última quarta-feira (28) no auditório da Câmara Municipal, o lançamento da implantação de um moderno sistema de gestão em saúde pública com tecnologia avançada, os programas “G-MUS” e “G-HOSP”, que vão aprimorar o controle de gestão em todos os setores da saúde do município. A G-MUS é responsável pela atenção básica e assessoria técnica e jurídica, enquanto G-HOSP é responsável por organizar e distribuir todas as informações referentes ao Hospital Municipal. A aquisição do sistema foi feita por intermédio do Consórcio Intermunicipal CIMCERO, e o município pagará mensalmente ao consórcio pela manutenção do sistema.

O sistema desenvolvido pela empresa TWI Consultoria e Tecnologia, é certificado pelo Conselho Federal de Medicina e pela Sociedade Brasileira de Informática em Saúde, e trabalha com um único banco de dados integrando todos os serviços de saúde dentro do município. Por meio do sistema é possível a unificação das informações no prontuário eletrônico do paciente que passa pelo Hospital Municipal em todos seus setores, como a triagem, same, nutrição, faturamento dos serviços, controle de estoque, controle sobre os medicamentos, e passa pelas unidades de saúde desde as recepções e o atendimento médico até o envio de informações ao Ministério da Saúde.

O projeto engloba ainda a padronização visual determinada pelo Ministério da Saúde, acompanhamento sobre os processos administrativos, judiciais, controle sobre emendas parlamentares, oficinas e treinamento aos profissionais de saúde que tem como objetivo trazer um olhar mais humanizado ao atendimento à população. O sistema integra também a central de regulação, frotas, vacinas, laboratório municipal e terceirizados, agentes de saúde, setor de vigilância em saúde, faturamento SUS, envio de SMS com avisos sobre consultas e exames, controle sobre os indicadores de saúde, permitindo a todos os profissionais participantes uma maior precisão das informações dos pacientes, rapidez em suas ações com maior qualidade no atendimento.

A SEMSAU e os coordenadores podem através do módulo Controle de Avaliação, monitorar e acompanhar os atendimentos em tempo real, possibilitando ajustes e intervenções com maior índice de resolutividade. Os programas já estão em funcionamento em algumas unidades básicas de saúde, e no prazo máximo de 30 dias a intenção é estar em funcionamento em todas as unidades de saúde, inclusive o Hospital Municipal, que será a central de gerenciamento.

IMG 4989m