MUNICÍPIO REALIZA “SEMANA DA SAÚDE NA ESCOLA” BUSCANDO ATUALIZAÇAO VACINAL DOS ALUNOS

A Prefeitura da Estância Turística Ouro Preto do Oeste, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SEMECE) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSAU), realizaram a “Semana da Saúde na Escola 2019”, com o tema “Importância da Imunização”. Ao longo da semana foram desenvolvidas atividades em todas as escolas municipais voltadas principalmente à atualização da caderneta de vacina.

À ação faz parte da campanha nacional desenvolvida anualmente pelo Ministério da Saúde (MS) em parceria com o Ministério da Educação (MEC), e neste ano o tema busca aumentar a cobertura vacinal por todo país trabalhando diretamente nas escolas.

Segundo a Enfermeira Coordenadora do Programa Bolsa Família na Saúde, Karina Dallavalle Merten, os atendimentos foram realizados pelos profissionais da estratégia de saúde da família dentro da sua área de abrangência. Além da atualização vacinal, na oportunidade foram aplicadas as vacinas contra a gripe, e em algumas escolas foi realizada avaliação antropométrica.

Além dessas ações, por intermédio do Programa Saúde na escola (PSE), as escolas municipais vêm desenvolvendo desde o início do ano letivo, atividades como ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti; promoção das práticas corporais, atividades físicas e lazer na escola; prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas; palestras instrutivas sobre a saúde bucal e sobre a promoção da alimentação saudável com prevenção da obesidade infantil.

JOAQUIM NABUCO 2