MUNICÍPIO SEDIA 1ª SEMANA DO CACAU

A Prefeitura da Estância Turística Ouro Preto do Oeste, através do Departamento de Agricultura, convida toda população para participar da “Semana do Cacau”, que vai acontecer entre os dias 22 a 24 de agosto, em Ouro Preto do Oeste, na Praça da Liberdade. O evento é promovido pela CEPLAC em parceria com a Prefeitura, com apoio da ACIOP, EMATER, SEPOG E SETUR.

O projeto busca resgatar a cultura da cadeia do cacau na grande região de Ouro Preto do Oeste. Todas as noites haverá apresentação que contará um pouco da história do cacau. A abertura contará com uma palestra, na segunda noite haverá um concurso que premiará a criatividade na execução de pratos, todos elaborados a partir da matéria prima do cacau, onde os melhores pratos serão leiloados em prol do Lar os Idosos e Pestalozzi, e na última noite fecha com o campeonato da melhor técnica de quebra do cacau que premiará os primeiros colocados.

Programação:

22/08 - 19:30: A abertura da programação será com um Jogral da História do Cacau no auditório do Teatro Municipal, logo após, será ministrada uma palestra pela empresa Barry Callebout , a maior indústria de cacau do mundo e que hoje possui uma sede em Ouro Preto do Oeste, e para finalizar será convidado as autoridades para compor a mesa e dar abertura oficial ao evento .

23/08 - 19:30: Jogral no palco da Praça da Liberdade contando a História do Cacau, em seguida será realizado um concurso com pratos exóticos a base do cacau, com premiações para os primeiros colocados. Os pratos vencedores serão leiloados e toda a arrecadação será revertida para as instituições beneficentes Pestalozzi e Lar do Idoso.

24/08 - 19:30: Jogral no palco da Praça da Liberdade contando a História do Cacau, e para fechar a última noite do evento, haverá o campeonato da melhor técnica da quebra do cacau e premiação para os primeiros colocados. Serão cadastradas 10 duplas que terão 100 frutos para serem quebrados, será analisada a melhor técnica em menor tempo.

Para os agricultores e técnicos será ministrado diversos cursos sobre o cacau, desde o plantio até a colheita, com instrutores e técnicos renomados de Rondônia e de outros estados. O curso será entre os dias 20 a 24 no Centro de Treinamento da Emater (CENTRER) e na Estação Experimental da Ceplac (ESEOP), no período da manhã e da tarde.

Para participar de qualquer das atividades oferecidas no evento é necessário que os interessados procurem o Departamento da Agricultura, localizado na Avenida Capitão Silvio Gonçalves de Farias, antiga sede do INCRA.

SEMANA DO CACAU - DEUSEMINIO