MUNICÍPIO RECEBE CARRETA DO PROJETO RODA HANS E REALIZA ATENDIMENTOS DE DIAGNÓSTICO DE HANSENÍASE

A prefeitura da Estância Turística Ouro Preto do Oeste, recebeu nesta segunda-feira (06) a carreta do “Projeto Roda Hans”. Os atendimentos aconteceram no Bosque Municipal até as 12h de hoje (07).

A carreta é equipada com cinco consultórios e um laboratório. Os profissionais que realizaram os atendimentos são servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSAU). Esta é a primeira vez que o projeto, promovido pelo Ministério da Saúde, vem ao município. O trabalho é efetuado em parceira com SEMSAU e Agência Estadual de Vigilância Sanitária (AGEVISA).

No total, 96 pessoas passaram pela triagem realizada por alunos do curso de Técnico em Enfermagem da Faculdade UNEOURO, um dos parceiros da ação. Após o teste de glicemia, aferição de pressão e pesagem, feito pelos técnicos, o paciente passou por uma avaliação Dermatoneurológica para hanseníase, e pelo exame raspado dérmico para confirmação da doença.

Segundo o Coordenador do Programa de Combate à hanseníase, o enfermeiro Rômulo Lopes de Oliveira, durante os atendimentos foram confirmados 13 casos de hanseníase. Os medicamentos são entregues ao paciente logo após o atendimento, e é indicado que deem continuidade ao tratamento na unidade de saúde mais próxima de sua residência.