Agroecologia sustentável será fomentada no município

rondoniadinamica-rjsj7g0v0p8skskO prefeito Vagno Panisoly assinou segunda-feira (5), na Secretaria Executiva Regional de Governo, o termo de cooperação técnica com o Estado a fim de desenvolver a agroecologia sustentável e implantar sistemas agroflorestais com cafeicultores e cacaueiros do município.

Além do Governo do Estado, através de suas secretarias do Planejamento e da Justiça – SEPOG e SEJUS, serão parceiros nesta ação a SEDAM, EMATER/RO, IDARON e CEPLAC.

À prefeitura caberá o fornecimento de material de consumo para a produção de mudas de café e cacau clonal e mudas de essências florestais e frutíferas que serão plantadas no Viveiro Municipal e viabilizadas as famílias inseridas na chamada pública do café e àquelas que tem sua vocação no setor primário.

O objetivo é fortalecer o setor produtivo visando o desenvolvimento socioeconômico, através da diversidade da lavoura, propiciando melhores fontes de renda ao homem do campo, além da recuperação de matas ciliares nas propriedades rurais onde se tem a necessidade de reflorestamento.

As atividades desenvolvidas no Viveiro serão acompanhadas e monitoradas pela Secretaria Executiva Regional. A SEJUS disponibilizará a mão de obra dos reeducandos, que serão capacitados por técnicos da EMATER e IDARON. O fornecimento das sementes de essências florestais será feito pela SEDAM e à CEPLAC fornecerá sementes e hastes de cacaueiros selecionados, além da assistência técnica.

Início das atividades

Já teve início nesta quarta-feira (7) a capacitação técnica dos reeducandos com a explanação do cronograma de execução do projeto no Viveiro Municipal.

viveiro I